terça-feira, 14 de junho de 2011

Tic´s 3.5 Plano de aula em grupo

ESCOLA MUNICIPAL GUARUJÁ
TEMA: RELAÇÕES RACIAIS
TÍTULO: NEGROS E A CULTURA AFRO BRASILEIRA
NIVEL DE ENSINO: Ensino Fundamental
PROFESSORAS ENVOLVIDAS: Dirce Bitdinger, Divino Rodrigues, Marislei Carias, Aparecida Silvana da Silva.

 Objetivo Geral:

• Conscientizar os alunos sobre a importância de valorizar e respeitar a cultura Afro brasileira e suas culturas.

 Objetivos Específicos:

• Desenvolver o respeito e a valorização pela cultura Afro brasileira.

 Conteúdo:
• Relações Raciais.

 Justificativa:
Essa aula foi desenvolvida com os alunos 4º, 3º e 1º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Guarujá, no intuito de conscientizar os alunos quanto à importância do preconceito racial, os valores e as diferentes culturas Afro Brasileiras perante a sociedade. Onde os alunos irão realizar atividades de leitura e assistiram vídeos no youtube sobre o tema abordado, em seguida retornaram para sala de aula para dar inicio as atividades através de produção de texto escrito e ilustração com desenhos.


 Metodologia:

• Conversa e debate na sala de aula relacionada ao tema.
• Atividades de leitura e vídeo “youtube” no Laboratório de Informática, sobre as diferentes culturas Afro Brasileiras e a dança da capoeira.
• Roda de diálogo relacionada ao que leram e assistiram no vídeo.
• Atividades de produção de texto e ilustração do tema abordado.
• Leitura individual das atividades desenvolvidas na sala de aula.
• Encerramento da aula com apresentação da dança da capoeira alunos Berimbau Brasil.


Recursos:
Laboratório de informática, vídeo no youtube com leitura, lápis, borracha, lápis de cor, folha A4, som com cd, máquina digital.
Avaliação:
A avaliação será realizada através da apreciação das histórias lidas e assistidas e a verificação da compreensão, o desenvolvimento e o desempenho das atividades realizadas pelos alunos, tanto dentro de sala de aula quanto o interesse dos mesmos ao abordar sobre o tema no laboratório de informática. Também será avaliado se o aluno conseguiu compreender e valorizar o assunto abordado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário