terça-feira, 14 de junho de 2011

O uso das tecnologias,atividade1.2 e 1.3

O uso das tecnologias
Segundo Brito e Purificação (2006), a informática nas escolas brasileiras tem sido utilizada tanto numa perspectiva instrucional quanto em uma perspectiva construcionista. A perspectiva instrucionista representa uma ação computacional elementar, como determinar cada passo da execução de um programa. Uma informação veiculada dentro de um tutorial é um exemplo da perspectiva isntrucionista.
Já a perspectiva construcionista foi criada por Papert como uma abordagem em que o individuo constrói, por intermédio do computador, o seu próprio conhecimento.
Na pratica, entendemos que utilizar tais recursos de forma instrucional é subutilizar o potencial dessa tecnologia. No entanto, para que sejam realizadas propostas construcionistas, o professor precisa primeiramente dominar tal recurso para depois planejar novas propostas. Saber avaliar e selecionar os recursos é fundamental para que se construa uma proposta educativa.
O computador e suas possibilidades de uso podem enriquecer o processo de ensino e aprendizagem. Apesar de os recursos modernos ainda não serem realidades em todas as escolas, alguma já dispõe de microcomputadores e laboratório de informática, com a proposta de sua utilização como material pedagógico em todas as disciplinas do currículo e não apenas como informática instrumental.
O computador permite a proximidade do professor com o aluno e entre alunos de vários lugares, pelo uso de e-mails, chats, lista de discussão, fóruns e outras formas de comunicação, pelas quais podem partilhar informações, tornando o ensino/aprendizagem mais dinâmico, inovador e comunicativo.

Professora Marislei,
Escola Municipal Guarujá,

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