Atividade 4.6
Conceito, Currículo e Tics, tecnologias
Currículo é um meio pelo qual se organiza, propõe os seus caminhos e a orientação para a prática, ou seja, sobre o que, quando e como ensinar,sobre o que, quando e como avaliar. O currículo deve ser construído a partir do projeto político pedagógico da escola, que viabilizará a sua operacionalização, orientando as atividades educativas, as formas como executá-las, além de definir suas finalidades.
Relacionam princípios e operacionalização, teoria e prática, planejamento e ação. Esta concepção curricular está intimamente ligada à educação para todos e a sua concretização, a escola para todos requer uma dinamicidade curricular que permita ajustar o fazer pedagógico às necessidades dos alunos.
Os sistemas educacionais precisam se modificar, não apenas nas atitudes e expectativas, mas na organização, para constituir uma real escola para todos.
A proposta curricular é apenas um ponto de partida.
A sociedade atual exige das escolas a formação de um aluno participativo, crítico e criativo. Novas formas de produzir conhecimento e desenvolver o currículo, as tecnologias entram no espaço, tempo da escola pelo contato das pessoas, dos alunos com as tecnologias no cotidiano escolar. O domínio instrumental de uma tecnologia seja ela qual for, é insuficiente para compreender seus modos de produção e incorporá-la ao ensino, à aprendizagem e ao currículo,por isso o educador deve estar atento as novas tecnologias para seu conhecimento,enriquecendo seu currículo e o ensino aprendizagem dos alunos..
Nenhum comentário:
Postar um comentário