quinta-feira, 30 de junho de 2011

Atividade 4.6

Atividade 4.6
Conceito, Currículo e Tics, tecnologias

Currículo é um meio pelo qual se organiza, propõe os seus caminhos e a orientação para a prática, ou seja, sobre o que, quando e como ensinar,sobre o que, quando e como avaliar. O currículo deve ser construído a partir do projeto político pedagógico da escola, que viabilizará a sua operacionalização, orientando as atividades educativas, as formas como executá-las, além de definir suas finalidades.
Relacionam princípios e operacionalização, teoria e prática, planejamento e ação. Esta concepção curricular está intimamente ligada à educação para todos e a sua concretização, a escola para todos requer uma dinamicidade curricular que permita ajustar o fazer pedagógico às necessidades dos alunos.
Os sistemas educacionais precisam se modificar, não apenas nas atitudes e expectativas, mas na organização, para constituir uma real escola para todos.
A proposta curricular é apenas um ponto de partida.
A sociedade atual exige das escolas a formação de um aluno participativo, crítico e criativo. Novas formas de produzir conhecimento e desenvolver o currículo, as tecnologias entram no espaço, tempo da escola pelo contato das pessoas, dos alunos com as tecnologias no cotidiano escolar. O domínio instrumental de uma tecnologia seja ela qual for, é insuficiente para compreender seus modos de produção e incorporá-la ao ensino, à aprendizagem e ao currículo,por isso o educador deve estar atento as novas tecnologias para seu conhecimento,enriquecendo seu currículo e o ensino aprendizagem dos alunos..

terça-feira, 28 de junho de 2011

Tic´s - atividade 4.7

Atividade 4.7
No decorrer deste curso Tic´s tive alguma dificuldade mais superei e aprendi com estas dificuldades e aprimorei meus conhecimentos em relação às tecnologias, mas acho que ñ aprendi tudo ainda tenho muito a aprender como professora, como aluno deste curso,pois este curso fez com nós educadores aprendêssemos mais um pouco sobre as novas tecnologias que estão ai para instigar a curiosidade dos alunos e fazer com que eles desenvolva suas aprendizagens e tenham mais conhecimentos as mídias que utilizamos todos os dias na escola, em casa etc.
Podemos sim aproveitar estes sites como ferramenta de aprendizagem na escola, por exemplo, os vídeos do Youtube.
Podemos trabalhar com vários temas utilizando os vídeos como, por exemplo, o Português com os livros virtuais, vídeos sobre bully, matemática explicando como ensinar o aluno com uma sala toda com materiasi pra resolver, aprender com a matemática, que você pode encontrar no youtube canaldo professor

Tic´s - atividade 4.5

Ativi45
Professora: Marislei
A aula aconteceu de forma descontraída todos estavam com atenção no vídeo. “No início levamos os alunos para o laboratório de informática, para que os mesmos pudessem assistir ao vídeo “Menina bonita do laço de fita”“ perguntamos se alguém conseguiria recontar o vídeo da história “Menina bonita do laço de fita”. Quem já conhecia foi contando, outros ajudando os demais até terminarem de recontar a história. Houve uma conversa formal entre professoras e alunos falando do preconceito, respeito mútuo, relação entre patrão e empregado, direitos e deveres de ambas as partes e valor humano, pois, ninguém vive sem ninguém, dependemos uns dos outros. Cada aluno pode se expressar oralmente, através de produções de textos, desenhos, pinturas e histórias em quadrinho.

Tic´s - atividade 4.4

Plano de aula
Água Boa, MT
Escola Municipal Guarujá
Série: 1º ano B
Turma: E. Fundamental
Disciplina: R. Raciais
Professora: Marislei
Cronograma: 1 aula
Conteúdo: Vídeo, Menina Bonita do Laço de Fita
Objetivos:
• Trabalhar a questão da diversidade diariamente na escola,
• Construir identidade racial de gêneros positivos,
• Estimular o respeito às diferenças
Estratégia de Ensino:
Assistimos um vídeo sobre´Relações Raciais´´Menina Bonita do Laço de Fita,depois fizemos algumas perguntas aos alunos sobre o vídeo assistido que responderam claramente,porque o coelho queria ficar pretinhos,porque ele teve filhotes brancos e pretos.
Recursos:
Laboratório de informática, computadores,
Avaliação:
Avaliar a atenção, envolvimento no vídeo assistido.

Tic´s - atividade 4.3

Mari4.3

Reflexão sobre projetos na escola
No momento em que se constrói um projeto na escola, planejamos aquilo que temos a intenção de realizar. Assim, lançamo-nos para diante, com base no que temos buscando o possível. É antever um futuro com perspectivas diferentes do presente.
Quando elaboramos um projeto, pode ser que este seja de determinada disciplina, mas no decorrer de sua execução, ele vai abrangendo outras disciplinas. Ocorre muito essa situação, pois considero que as disciplinas geralmente estão interligadas entre si. Mesmo que você delimite um tema para seu projeto, provavelmente vai acabar abordando conteúdos de outras disciplinas.
Um projeto não é algo pronto e acabado, ao longo de sua execução poderão surgir novas ideias ou até mesmo adequações possíveis para que os objetivos propostos sejam alcançados. Quando se sugere um tema para elaborar um projeto, é importante que este seja de interesse dos alunos. Fica muito mais fácil atingir as metas estabelecidas se o projeto for interessante para os alunos. A utilização de recursos tecnológicos também é muito significativa. Com eles, o trabalho pedagógico toma uma dimensão muito maior, possibilitando uma viagem interessante ao mundo do saber com mais criatividade.

Tic´s-atividade 4.1 e 4.2

Marislei Carias4. 1
Reflexão sobre mudanças no ensino
Com certeza não conseguiríamos fazer e nem desenvolver nenhuma atividade sem a internet, nós não conseguiríamos porque uma vez acostumado com as tecnologias não poderíamos ficar sem ela. Com certeza haverá mudanças em nossa atuação, pois com evolução s das tecnologias nós professores deveremos evoluir juntos ou pelo menos tentar aprender a manusear as tecnologias. Mudará tudo na aprendizagem dos alunos, pois o professor devera estar apto a trabalhar com os alunos voltados para as tecnologias, pois muitas vezes os alunos sabem mais que o professor, por isso nós educadores devemos aprender a manusear as tecnologias. Nós educadores devemos estar atento a questão das tecnologias, pois hoje se fala muito no analfabetismo tecnológico, que não deveria ter, pois pra tudo exige uma tecnologia, e por isso nós educadores deveremos estar atentos a evolução das tecnologias para o enriquecimento de nossa aprendizagem e de nossos alunos. Sem duvida, poderemos criar novas estratégias usando as tecnologias para nosso enriquecimento e aprendizagem de nossos alunos.

Marislei 4.2
Reflexão sobre as tecnologias
Sabemos que a evolução tecnológica é como uma bola de neve, pois, cresce a cada dia, e a ausência desse conhecimento faz-nos distanciar do mundo real. Mas e o adolescente, e a criança, os pais, alunos e profissionais da educação, vivem hoje uma grande preocupação, a necessidade de preparo técnico devido à presença da tecnologia em nossas vidas. Será que todas as pessoas estão preparadas para o manuseio da tecnologia na educação. Pois é nesse momento que temos a chance de obtermos conhecimento e sabedoria a fim de estarmos preparados para a futura investida no mercado de trabalho, através de cursos como as tics especialmente para nós educadores. De certa maneira, este é um cenário que a cada dia que passa, o processo de aprendizagem aumenta, causado pelas aquisições de novos equipamentos, computadores, pelas instituições de ensino público e privado, juntamente com os incentivos de treinamentos e uso em geral pelas pessoas, dentre os quais os próprios professores e alunos buscam conhecimentos e aprendizagem.

Relações Raciais – Módulo IV

Relações Raciais – Módulo IV

A miscigenação consiste na mistura de raças, de povos e de diferentes etnias, ou seja, relações inter-raciais.
No Brasil poucos países no mundo passaram pela rica interação de diferentes raças e etnias tanto quanto o Brasil. Os portugueses já trouxeram para o Brasil séculos de integração genética e cultural de povos. No Brasil, uma parte substancial dos colonizadores portugueses se miscigenou com índios e africanos, em um processo muito importante para a formação do País. A esse e a outros processos somou-se o processo de imigração de muitos mais europeus. Da metade do século XIX à metade do século XX, a nação recebeu cerca de 5 milhões de imigrantes europeus, em sua maioria portugueses, italianos, espanhóis e alemães. Um dos resultados da soma desses processos é a atual composição da população brasileira. Atualmente, 48,43% da população brasileira se considera branca, 43,80% se identifica como parda e 6,84% se considera preta. Os índios brasileiros não apresentavam relevantes diferenças genéticas entre si: seriam todos descendentes do primeiro grupo de caçadores asiáticos que chegaram às Américas, há 60 mil anos. Porém, culturalmente falando, os aborígenes brasileiros estavam inseridos numa diversidade de nações com línguas e costumes distintos. Os escravos africanos trazidos ao Brasil pertenciam a um leque enorme de etnias e nações.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Atividade 3.2 Navegando pela internet

Para realizar a atividade 3.2 “naveguei” por alguns sites utilizando o Google. E encontrei caminhos que nos levam a navegar sem destino é isso que torna as pesquisas mais interessante para professores e alunos. A importância das mídias digitais na educação é fundamental e isso faz com que o aluno desempenhe sua aprendizagem.
O termo mídia digital (opósito de mídia analógica) refere-se a mídia eletrônica que trabalha com codecos digitais. No sentido mais amplo, mídia digital pode ser definida como o conjunto de veículos e aparelhos de comunicação baseados em tecnologia digital, permitindo a distribuição ou comunicação digital das obras intelectuais escritas, sonoras ou visuais. Meios de origem eletrônica utilizados nas estratégias de comunicação das marcas com seus consumidores, geralmente chamada de mídia digital.

Reflexão sobre Profº Lucas= Tic´s Atividade 3.1

Reflexão sobre Profº Lucas
Atividade 3.1
Exigem muitos movimentos e atenção dos participantes e da parceria entre eles no que faz, cada passo exige muito dos alunos atenção, destreza e ajuda os alunos a vencer os desafios durante a etapa trabalhada, porém este é um trabalho que exige muita disciplina do aluno. Este trabalho com Bloco do passo dá idéia de trabalhar xadrez com pessoas ao invés de peças, com as tecnologias de hoje podemos conseguir coisa semelhante ao Bloco de notas, delegando a cada grupo tarefas diferentes, na escola seria interessante desenvolver atividades com experiências diferenciadas voltada para a aprendizagem das tecnologias com os alunos.

Planejando uma aula- Tic´s Ativdade 3.6

Professora Marislei
Ativi3.6
Planejando uma aula
Relações raciais
Depois de termos assistido o vídeo da historia Menina Bonita do Laço de Fita juntamente com os alunos do 1º ano B a professora fez alguns questionamentos, porque o coelho queria ficar pretinho, a menina falava a verdade para o coelho sempre ou não, porque a menina era pretinha, o coelho se casou com uma coelha pretinha, e como os filhotinhos nasceram pretinhos ou brancos também, os coelhos nasceram parecidos com quem.
Sendo assim, com a opção do vídeo da história Menina Bonita do Laço de Fita, podem-se explorar as diversidades humanas com as crianças da educação infantil na escola, como o preconceito racial, buscando, as origens dos participantes da história trabalhada, suas descendência, culturas em que estão inseridos. Com isso, formar cidadãos críticos e autônomos que participam do processo social, conscientes de seus direitos e deveres na sociedade com base no respeito mútuo sem preconceitos.
Não foi muito difícil postar a atividade no portal do professor, tive dificuldade na hora do link, mas enviei assim mesmo vamos ver no que dá, e quanto ao acesso,cadastro ao portal do professor não tive dificuldade.

Tic´s 3.5 Plano de aula em grupo

ESCOLA MUNICIPAL GUARUJÁ
TEMA: RELAÇÕES RACIAIS
TÍTULO: NEGROS E A CULTURA AFRO BRASILEIRA
NIVEL DE ENSINO: Ensino Fundamental
PROFESSORAS ENVOLVIDAS: Dirce Bitdinger, Divino Rodrigues, Marislei Carias, Aparecida Silvana da Silva.

 Objetivo Geral:

• Conscientizar os alunos sobre a importância de valorizar e respeitar a cultura Afro brasileira e suas culturas.

 Objetivos Específicos:

• Desenvolver o respeito e a valorização pela cultura Afro brasileira.

 Conteúdo:
• Relações Raciais.

 Justificativa:
Essa aula foi desenvolvida com os alunos 4º, 3º e 1º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Guarujá, no intuito de conscientizar os alunos quanto à importância do preconceito racial, os valores e as diferentes culturas Afro Brasileiras perante a sociedade. Onde os alunos irão realizar atividades de leitura e assistiram vídeos no youtube sobre o tema abordado, em seguida retornaram para sala de aula para dar inicio as atividades através de produção de texto escrito e ilustração com desenhos.


 Metodologia:

• Conversa e debate na sala de aula relacionada ao tema.
• Atividades de leitura e vídeo “youtube” no Laboratório de Informática, sobre as diferentes culturas Afro Brasileiras e a dança da capoeira.
• Roda de diálogo relacionada ao que leram e assistiram no vídeo.
• Atividades de produção de texto e ilustração do tema abordado.
• Leitura individual das atividades desenvolvidas na sala de aula.
• Encerramento da aula com apresentação da dança da capoeira alunos Berimbau Brasil.


Recursos:
Laboratório de informática, vídeo no youtube com leitura, lápis, borracha, lápis de cor, folha A4, som com cd, máquina digital.
Avaliação:
A avaliação será realizada através da apreciação das histórias lidas e assistidas e a verificação da compreensão, o desenvolvimento e o desempenho das atividades realizadas pelos alunos, tanto dentro de sala de aula quanto o interesse dos mesmos ao abordar sobre o tema no laboratório de informática. Também será avaliado se o aluno conseguiu compreender e valorizar o assunto abordado.

Tic´s - Atividade 3.3

Atividade 3.3
Produtos e Objetos do Portal do Professor
Educação é base fundamental para todos os que querem um futuro repleto de realizações e boas aprendizagens. Mas isso não precisa ser chato! Jogue, aprenda brincando com jogos educativos para todos os níveis da alfabetização ao ensino fundamental e ensino médio, a criança aprende brincando de um modo divertido. Na sala de computação da escola tem vários joguinhos educativos para os alunos de várias disciplinas e vários níveis para melhor aprendizagem dos alunos e para instigar o aluno a aprender brincando

Atividade Módulo - 2.6

Atividade Módulo - 2.6
Professoras: Dirce, Marislei, Silvana
A aula aconteceu de forma bem prazerosa. “De início levamos os alunos para o laboratório de informática, para que os mesmos pudessem assistir ao vídeo “Menina bonita do laço de fita”“ perguntamos se alguém conseguiria recontar o vídeo da história “Menina bonita do laço de fita”. Quem já conhecia foi contando, outros ajudando os demais até terminarem de recontar a história. Houve uma conversa formal entre professoras e alunos falando do preconceito, respeito mútuo, relação entre patrão e empregado, direitos e deveres de ambas as partes e valor humano, pois, ninguém vive sem ninguém, dependemos uns dos outros. Cada aluno pode se expressar oralmente, através de produções de textos, desenhos, pinturas e histórias em quadrinho.

Relações Raciais- módulo V

Atividade: V Relações Raciais
Professora: Marislei
A pesquisa foi desenvolvida com a Comunidade,escola
As pessoas se perguntavam o que realmente estas frases queriam dizer, o que singuinificava para elas, algumas pessoas tiveram dificuldades em responder estas perguntas, outras pensaram antes de responder e questionaram sobre o assunto dos negros e o preconceito que ainda há em nosso meio, foi o que mais chamou a atenção de algumas pessoas.
Infelizmente ainda vivemos em uma sociedade em que o preconceito ainda existe,mas que a educação poderia contribuir mais para que isso não aconteça,Sendo ela responsável pela formação de nossos jovens que será o futuro de amanhã.
Cabe a nós educadores recuperar valores perdidos em muitos de nossos jovens em relação ao preconceito independente de cor ou raça.

Relações Raciais IV

Relações Raciais IV
Marislei Carias
Escola Municipal Guarujá
Quando pensamos que a questão racial já foi superada, surge um novo elemento para alimentar a polêmica. O preconceito está presente nas relações humanas desde a mais remota história da Humanidade. E não adianta negar, mesmo depois da lei que criminaliza atos de discriminação é comum que negros ainda sejam tratados com inferioridade. Afro-brasileiros revelam um número assustador, o rendimento familiar médio dos brancos é de 2,64 salários mínimos, já o dos negros não passam de 1,15 salários mínimos. Informações como essas fazem lembrar que a condução do negro no Brasil continua crítica.
No Brasil, a prática do racismo constitui crime inafiançável, com pena que varia de um ano e 2 meses a 3 anos, mas não é bem assim que as coisas acontecem. "Os poucos condenados entram com recurso e tudo acaba em cestas básicas ou no pagamento de um salário mínimo". Segundo o advogado, o grande problema é provar que houve discriminação.
O preconceito nada mais é do que a imitação de conceitos dos pais, professores e amigos que já têm essa visão cristalizada. "Ninguém nasce racista, aprende a ser, mas isso não é justificativa para julgar e condenar as pessoas pela cor da pele. Uma professora negra, de inglês, que, em 1970, registrou queixa contra uma aluna menor de idade que a agrediu verbalmente. Em conversa com os pais da garota, ela confessou que teve tal comportamento inspirado no pai, que tinha um chefe negro e não aceitava. "É preciso construir seus próprios conceitos e não repetir o que foi ensinado no século passado.
É o aluno quem constrói seu conhecimento, para tanto o professor deve ter uma atitude mediadora entre o objeto do conhecimento e o aluno, incitando-o a agirem ativamente e analiticamente neste processo de relações reais nas diversidades humanas qual o objeto está inserido no dia a dia na escola e em sala de aula. Com isso o professor deve ter em vista para sua prática a criação de situações que desperte o interesse do aluno para a ação - tendo a disposição objetos e elementos para que possam ser fornecidos subsídios ao aluno, para a superação desta contradição entre o negro e o branco em seu cotidiano. O professor poderá utilizar estratégias, coerentes com a metodologia dialética, como, por exemplo, seminários, debates, pesquisas, dramatizações e trabalhos em grupo - este deve voltar para o processo e não para o jogo de opiniões. Estas atividades delegadas ao aluno devem propor reflexões, análises sobre atividades trabalhadas com relação às diversidades humanas.

O uso das tecnologias,atividade1.2 e 1.3

O uso das tecnologias
Segundo Brito e Purificação (2006), a informática nas escolas brasileiras tem sido utilizada tanto numa perspectiva instrucional quanto em uma perspectiva construcionista. A perspectiva instrucionista representa uma ação computacional elementar, como determinar cada passo da execução de um programa. Uma informação veiculada dentro de um tutorial é um exemplo da perspectiva isntrucionista.
Já a perspectiva construcionista foi criada por Papert como uma abordagem em que o individuo constrói, por intermédio do computador, o seu próprio conhecimento.
Na pratica, entendemos que utilizar tais recursos de forma instrucional é subutilizar o potencial dessa tecnologia. No entanto, para que sejam realizadas propostas construcionistas, o professor precisa primeiramente dominar tal recurso para depois planejar novas propostas. Saber avaliar e selecionar os recursos é fundamental para que se construa uma proposta educativa.
O computador e suas possibilidades de uso podem enriquecer o processo de ensino e aprendizagem. Apesar de os recursos modernos ainda não serem realidades em todas as escolas, alguma já dispõe de microcomputadores e laboratório de informática, com a proposta de sua utilização como material pedagógico em todas as disciplinas do currículo e não apenas como informática instrumental.
O computador permite a proximidade do professor com o aluno e entre alunos de vários lugares, pelo uso de e-mails, chats, lista de discussão, fóruns e outras formas de comunicação, pelas quais podem partilhar informações, tornando o ensino/aprendizagem mais dinâmico, inovador e comunicativo.

Professora Marislei,
Escola Municipal Guarujá,

Atividade 1.1 Quem sou, como professora,

Atividade 1.1 Quem sou, como professora,

Sou professora contratada da rede municipal de ensino de Água Boa-MT e atualmente trabalho na Escola Municipal Guarujá com o 1ºB Educação Infantil, sou uma professora que busca sempre aprender mais com os colegas professora, e também com meus alunos. Estou cursando Pedagogia na Unopar Virtual, Universidade do Norte do Paraná. Tento me esforçar bastante dou o melhor de mim para que meus alunos aprendam, sou uma professora que desperto a curiosidade do meu aluno com aulas diferenciadas para facilitar sua aprendizagem e aguçar sua criatividade. Ouço idéias, sim, e até criticas construtivas para inovação de minhas aulas, até porque o professoras deve estar sempre aberto para elogios e criticas também, pra estar em alerta e sempre buscar sem medo de errar, pois é errando que se aprende fazer melhor. Faço mudanças na minha forma de ensinar? Sim, porque o professor deve sempre inovar, buscar, realizar, motivar, concluir, decidir, sempre buscando coisas novas para aprendizagem do nosso aluno em sala de aula. E hoje com o avanço das tecnologias o professor tem tudo nas mãos para elaborar uma boa aula para seu aluno, com muita criatividade para que o aluno se interesse mais por estudar e não só brincar, primeiro as tarefas depois as brincadeiras. O professor tem diversas demandas: aperfeiçoar-se, desenvolver habilidades cognitivas, apresentar consciência profissional, entre outras. Como educador, deve se comunicar eficazmente, assumir responsabilidades pelo que faz estimular o trabalho independente e a cooperação entre alunos, etc. O professor que buscam o diálogo, o aprimoramento e atualização de suas metodologias, tendo como foco principal a aprendizagem do aluno como detentor de algum saber. Por isso os docentes precisam acompanhar as mudanças e aceitá-las, para poder dar e receber o merecido reconhecimento. Partindo dessa comparação e desse pressuposto, demonstramos em nosso estudo que o professor real, é aquele que busca constantemente aprendizagem para estar informado e ensinar seus alunos.

Reflexão sobre as tecnologias-Tic´s 4.2

Marislei 4.2
Reflexão sobre as tecnologias
Sabemos que a evolução tecnológica é como uma bola de neve, pois, cresce a cada dia, e a ausência desse conhecimento faz-nos distanciar do mundo real. Mas e o adolescente, e a criança, os pais, alunos e profissionais da educação, vivem hoje uma grande preocupação, a necessidade de preparo técnico devido à presença da tecnologia em nossas vidas. Será que todas as pessoas estão preparadas para o manuseio da tecnologia na educação. Pois é nesse momento que temos a chance de obtermos conhecimento e sabedoria a fim de estarmos preparados para a futura investida no mercado de trabalho, através de cursos como as tics especialmente para nós educadores. De certa maneira, este é um cenário que a cada dia que passa, o processo de aprendizagem aumenta, causado pelas aquisições de novos equipamentos, computadores, pelas instituições de ensino público e privado, juntamente com os incentivos de treinamentos e uso em geral pelas pessoas, dentre os quais os próprios professores e alunos buscam conhecimentos e aprendizagem.

Reflexão sobre mudanças no ensino-Tic´s4.1

Marislei Carias4. 1
Reflexão sobre mudanças no ensino
Com certeza não conseguiriamos fazer e nem desenvolver nehuma atividade sem a internet, nós não conseguiriamos porque uma vez acostumado com as tecnologias não poderíamos ficar sem ela. Com certeza haverá mudanças em nossa atuação, pois com evolução s das tecnologias nós professores deveremos evoluir juntos ou pelo menos tentar aprender a manusear as tecnologias. Mudará tudo na aprendizagem dos alunos, pois o professor devera estar apto a trabalhar com os alunos voltados para as tecnologias, pois muitas vezes os alunos sabem mais que o professor, por isso nós educadores devemos aprender a manusear as tecnologias.Nós educadores devemos estar atento a questão das tecnologias, pois hoje se fala muito no analfabetismo tecnológico, que não deveria ter pois pra tudo exige uma tecnologia,e por isso nós educadores deveremos estar atentos a evolução das tecnologias para o enrequecimento de nossa aprendizagem e de nossos alunos.Sem duvida, poderemos criar novas estratégias usando as tecnologias para nosso enriquecimento e aprendizagem de nosso alunos.