Pesquisa sobre projetos na Escola Guarujá
Estamos trabalhando com vários projetos e um deles é sobre Relações Raciais no intuito de envolver as crianças nas diversidades humanas.
Envolvemos a escola num todo neste projeto de Relações Raciais, todos os professores, os alunos e coordenação para que possamos ter êxito e muito sucesso nesta caminhada anual, ou seja, o ano todo de 2011.
Desenvolvemos atividades com nossos alunos sobre Relações Raciais para melhor entendimento dos nossos alunos neste tema, para isso usamos vídeos, livros, sala de computação (internet).
Diante do rápido e espantoso avanço das tecnologias que se amplia dia a dia a serviço do homem torna-se viável a necessidade de pensar e repensar a maneira de ensinar e o papel do professor é fundamental neste processo.
Os alunos não se contentam com conteúdos que lhes são oferecidos às vezes, nem com os tradicionais procedimentos pedagógicos usados nas práticas escolares.
Os alunos querem participação e dinâmica no processo no processo de aprendizagem, envolvimento interativo, mais desafios a sua inteligência e propostas que os motivem na busca e investigação de respostas que sejam significativas e possam dar informação para o que vêem,observam e ouvem diariamente na mídia e ao seu redor.
Para tanto, será preciso direcionar os métodos didáticos e descobrir novos caminhos para dar aquilo que lhes interessam saber, e nada melhor que trabalhar e ensinar projetos didáticos de pesquisa em sala de aula, onde irá envolver e interagir os alunos de forma a acabar com preconceitos nas diversidades humanas com este projeto de Relações Raciais.
Para Borges (2002) a própria noção de identidade de uma cultura se dá por meio da consciência de suas diferenças em relação às outras culturas, sem que, para tanto, se criem juízos de valor que desqualifique um em detrimento da outra.
Referencias:
Fonte: http://www.webartigos.com/articles/10132/1/Relacoes-Etnico-Raciais-No-Brasil/pagina1.html#ixzz1K6EWVYg2
·BORGES, Edson, et al..Racismo, preconceito e intolerância.. São Paulo: Atual, 2002;
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