SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
pedagogia
marislei carias da silva
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA
Àgua Boa
2010
marislei carias da silva
FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA
Trabalho apresentado ao Curso ( Pedagogia ) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de [ Fundamentos e Metodologias do Ensino da Lingua Portuguesa ] Orientador: Prof. Paula Tatiana da Silva
Tutora de sala:Janete Pegoraro
Tutora eletronica:Claudia Gamba do Nascimento
Água Boa
2010
Projeto:
Tema: Variações Lingüística
Introdução:
São diversas as variações lingüísticas que existem em nosso território, pois em cada canto do nosso país existem diversas diferenças no modo de falar, sejam elas relacionadas aos fatores sociais, aos fatores geográficos, históricos, entre outros que marcam fortemente as diversidades existentes no Brasil.
A linguagem é, por natureza, um objeto sujeito à alteração, por ser uma parte constitutiva do ser humano. O homem esta sempre evoluindo, mudando sua aparência, suas idéias, seus valores, é perfeitamente normal haver variações e mudanças lingüísticas.
O domínio da língua tem estreita relação com a possibilidade de plena participação social,pois é por meio dela que o homem se comunica,tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento.
Assim, um projeto educativo comprometido com a democratização social e cultural atribui a escola a função e a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes lingüísticos necessário para o exercícios da cidadania,direito inaliável de todos (Brasil,1997,p.23)
Objetivo:
Ano: 5º e 6º ano
Tempo estimado: 5 aulas
Saber identificar às variações lingüísticas a evolução das palavras, dos costumes e hábitos das pessoas.
Desenvolver atividades extraclasses que permite aos alunos uma visão mais realista do país que eles habitam e suas modificações que englobam todos os seres habitantes neste país.
Permitir que os alunos descubram estas variações lingüísticas dialogando e instigando entre eles.
Propor aos alunos que expressem oralmente variações lingüísticas encontradas entre eles.
Questionar o porquê destas variações lingüísticas,
Distinguir a origem destas variações lingüísticas, lugar ou região.
Fazer a leitura oral e escrita das variações lingüísticas existentes que estão sendo trabalhadas.
Justificativa:
Identificar palavras em desuso que ajude a ampliar seu vocabulário, as substituições escritas feitas por hábitos orais que nos levam a adaptar a oralidade na grafia. Fazer graficamente um estudo de aumento ou diminuição da população e o ajudara a entender certas atitudes e causas dos erros do nosso povo.
As diferenças no uso da língua portuguesa não se estabelece apenas nos aspectos das gírias.Elas ocorrem também de acordo com as diferenças regionais e econômicas.
Música:
Asa branca
Luiz Gonzaga / Humberto Teixeira
Quando oiei a terra ardendo
Qual foguêra de São João
Eu perguntei-ei a Deus do céu, ai
Pru que tamanha judiação?
Qui brazero, que fornaia
Nem um pé de prantação
Por farta d’água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Inté mesmo a asa-branca
Bateu asas do sertão
Entonce eu disse: adeus, Rosinha
Guarda contigo meu coração.
Hoje longe muitas léguas
Numa triste solidão
Espero a chuva caí de novo
Pra mim vortá pro meu sertão
Vamos trabalhar as cidades do nordeste,
Procedimentos:
1) Aula
Assunto: Leitura oral e escrita (Disciplina Português)
Fazer a leitura da música,
Explorar as variações lingüísticas existentes na música,
Individual,
2) Aula
Assunto: Desenho de mapas, (disciplina artes)
Fazer o desenho do mapa e a localização da cidade de onde veio a música, ou seja, a origem da música.
Individual,
3) Aula
Assunto: Leitura dos mapas (disciplina geografia, história)
Fazendo a leitura dos mapas vamos localizar onde nasceu o cantor e compositor da musica e a sua história de vida do começo á atualidade.
Em duplas, fazer pesquisas em livros, reportagem e na internet.
4) Aula
Assunto: Parodia (disciplina português )
Transformar a música (asa branca) em paródia, ou seja, trocar as palavras com variações lingüísticas.
E em duplas apresentar para os colegas da sala.
5) Aula
Assunto: Redação (Disciplina Português com produção de texto)
Desenvolver uma redação com a música
Individual,
Avaliação:
Assunto: Variações lingüísticas:
Avaliar os alunos individualmente e em duplas o desempenho, interesse, desenvolvimento nos conteúdos trabalhados.
Culminância:
Dando continuidade ao projeto sobre variações lingüísticas foram realizadas várias atividades.
Com a leitura oral e escrita os aluno iram explorar as variações lingüísticas existentes na musica,
Os alunos juntamente com a professora iram desenhar o mapa e localizar a cidade de onde veio a musica.
Reunir os alunos e em duplas e fazer pesquisas em livros reportagem e na internet sobre a história do cantor e compositor.
Dialogar com os alunos e formar duplas para esta atividade, produzir uma parodia.
Desenvolver uma redação individualmente entre os alunos.
Referencia:
Musica, asa branca, composição Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira
3 de março de 1947
Brasil. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros: Curricular nacional Língua portuguesa. Brasília: MEC, 1997.
Projeto interdisciplinar,pode ser trabalhado varias disciplinas,Pot,HIST,GEO,Artes etc...
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