terça-feira, 23 de agosto de 2011

Módulo II - Relações Racias



Módulo II - Relações Racias
Relações raciais
Escola Municipal Guarujá
Professora:Marislei Carias
Depois de termos assistido o vídeo da historia Menina Bonita do Laço de Fita juntamente com os alunos do 1º e 2º ano B as professoras fizeram alguns questionamentos, porque o coelho queria ficar pretinho, a menina falava a verdade para o coelho sempre ou não, porque a menina era pretinha, o coelho se casou com uma coelha pretinha, e como os filhotinhos nasceram pretinhos ou brancos também, os coelhos nasceram parecidos com quem.
Sendo assim, com a opção do vídeo da história Menina Bonita do Laço de Fita, podem-se explorar as diversidades humanas com as crianças da educação infantil na escola, como o preconceito racial, buscando, as origens dos participantes da história trabalhada, suas descendência, culturas em que estão inseridos. Com isso, formar cidadãos críticos e autônomos que participam do processo social, conscientes de seus direitos e deveres na sociedade com base no respeito mútuo sem preconceitos.

Atividade Módulo IV Relações Raciais



















Relações Raciais-Módulo IV-Cantiga de roda Escravos de Jó
Atividade Módulo IV
Atividade foi desenvolvida com os alunos do 1º ano B do ensino fundamental da escola Guarujá, a qual foi realizada em sala de aula, com a música, ’’Escravos de Jó’’uma cantiga de roda bastante conhecida, e também trabalhada nas escolas. A atividade ocorreu da seguinte forma: conversa informal com os alunos sobre a origem da cantiga de roda Escravo de jó, em relação à história dos escravos, em seguida utilizei o aparelho de som com o CD da música, organizei uma roda com os alunos e juntos dançamos a música.

Módulo VI - Relações raciais

Módulo VI - Relações raciais a misigenação, diferentes raças e etnias
Escola Municipal Guarujá
Professora: Marislei Carias
TEMA: Relações Raciais
TÍTULO: A miscigenação, a mistura das diferentes raças

NIVEL DE ENSINO: Ensino Fundamental
PROFESSORA: Marislei Carias
Conteúdo: Os diferentes toques,
Os instrumentos que compõem a capoeira,
A mistura das diferentes raças na capoeira
Objetivos:
• Mostrar aos alunos os diferentes toques que existem na capoeira,
• Conhecer os instrumentos utilizados na capoeira,
• Mostrar aos alunos a mistura das diferentes raças na capoeira,
Metodologia:
Iniciamos a aula com uma explicação sobre Miscigenação, que são a mistura das diferentes raças e etnias que existem na capoeira, depois assistimos o vídeo sobre capoeira.
No intuito de mostrar aos alunos a mistura das diferentes raças na capoeira, e as diferentes culturas que envolvem a capoeira, os diferentes toques da capoeira, quais os instrumentos utilizados na capoeira. Em seguida retornaram para sala de aula para dar inicio as atividades através de pintura de desenhos dos instrumentos da capoeira, e descobrir no meio de palavras os nomes dos instrumentos utilizados na capoeira, pandeiro, atabaque e berimbau.
Recursos:
Vídeo, lápis, borracha, lápis de cor, folha A4, pendrive, internet.
Avaliação:
Avaliar, o interesse dos alunos sobre o vídeo assistido e as diferentes raças o branco o negro que hoje compõe a roda de capoeira, que antes só os negros escravos participavam.
Síntese:
Essa aula foi desenvolvida com os alunos 1º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Guarujá, os alunos mostraram interesse em assistir o vídeo e até acompanharam com palmas, eles observaram que no vídeo tinha o branco e o negro, que a professora explicou que antes eram só os negros escravos que jogavam capoeira, e hoje não, hoje é uma mistura de raças de etnias que compõe as rodas de capoeira.
Durante a aula os alunos aprenderam sobre as diferentes raças a miscigenação, descobriram os nomes dos instrumentos que são utilizados na roda capoeira que são o pandeiro, berimbau, atabaque, viram e ouviram os diferentes toque que existem na capoeira feito pelos instrumentos.

Relações Raciais Atividade VII

Relações Raciais Atividade VII


Escola Municipal Guarujá, Professora Marislei 1º ano B

Trabalhar com a diversidade humana com crianças é um pouco complicado, pois elas não conseguem entender muito bem as diversidades humanas.
Fizemos uma atividade para mostrar as crianças o quanto somos diferentes na cor, cabelo, altura, ou seja, não somos todos iguais.
Desenvolvi com as crianças uma atividade com recortes em revistas e colagem, fizemos um cartaz e colamos na sala de aula para que os alunos vejam e lembrem o quanto somos diferentes, mas isso não significa que devemos ser racistas, em não aceitar as diferenças do outro.
Nós seres humanos somos todos iguais, somos diferentes em raça ou cor da pele ou cor do cabelo isto não faz de nós diferentes um do outro.